DA IMPROVISAÇÃO NASCE O SUJEITO: NOTAS SOBRE TRANSMISSÃO E INCORPORAÇÃO DA LINGUAGEM.

Renata Mattos-Avril, Letícia Maria Soares Ferreira

Resumen


Resumo

Propomos uma reflexão sobre a improvisação musical que nos remetem a elementos da improvisação musical primordial, aquela que se dá nas origens do sujeito. Endereçamento, voz, invocação e transmissão da linguagem estão aí presentes. A resposta improvisada ao real que é o sujeito passará a se organizar e se modular ritmado pela repetição. Cabe ao trabalho analítico convidar o sujeito a improvisar para além da repetição sintomática, re-escutando os vestígios de lalange que nele insistem musicalmente e escutando o real inesperado que invoca um inédito, um ainda não ouvido. Um trabalho que consistiria em ir da associação livre à improvisação livre.

Palavras-chave: música, psicanálise, improvisação, voz, linguagem.

 

Resumen

Este artículo propone una reflexión sobre la improvisación musical que evoca la improvisación musical primordial, la del origen del sujeto. Redireccionamiento, voz, invocación y transmisión del lenguaje están allí presentes. La respuesta improvisada a lo real del sujeto se organiza y se modula ritmada por la repetición. Compete al trabajo analítico invitar al sujeto a improvisar más alla de la repetición sintomática, reescuchando los vestigios de lalangue que insisten musicalmente en él y escuchando lo real inesperado que invoca lo inédito, lo aún no escuchado. Un trabajo que consistiría en ir de la asociación libre a la improvisación libre.

Palabras clave: música, psicoanálisis, improvisación, voz, lenguaje.

 

Abstract

This paper proposes a reflection on musical improvisation that evokes the primordial musical improvisation, the one of the origin of the subject. Redirection, voice, invocation and transmission of language are present there. The improvised response to the real of the subject is organized and modulated cadenced by repetition. It falls to the analytic work to invite the subject to improvise beyond the symptomatic repetition, by relistening to the vestiges of lalangue that musically insist in him and by listening to the unexpected real that invokes the unknown, the still-not-heard. This work would consist on going from free association to free improvisation.

Keywords: music, psychoanalysis, improvisation, voice, language.

 

Résumé

Cet article propose une réflexion sur l'improvisation musicale qui évoque l'improvisation musicale primordiale, celle de l'origine du sujet. Redressement, voix, invocation et transmission du langage sont présents dans ce processus. La réponse improvisée au réel du sujet va s'organiser et se moduler rythmée par la répétition. Il incombe au travail analytique d'inviter le sujet à improviser au-delà de la répétition symptomatique, en réécoutant ainsi les vestiges de lalangue qui persistent musicalement chez lui et en écoutant le réel inattendu qui invoque l'inédit, ce qui n'a pas encore été écouté. Ce travail consisterait donc à passer de l'association libre à l'improvisation libre.

Mots-clés : musique, psychanalyse, improvisation, voix, langage.


Palabras clave


Música, psicanálise, improvisação, voz, linguagem.

Texto completo:

PDF

Referencias


Costa, R. L. M. (2009). A ideia de jogo em obras de John Cage e no ambiente da livre improvisação. Per Musi, (19), 83-90. Recuperado de: http://www.scielo.br/pdf/pm/n19/a09n19.pdf

Didier-Weill, A. (1999). Invocações: Dionísio, Moisés, São Paulo e Freud. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Freud, S. (1913/1985). Le motif du choix des coffrets. En L’inquiétant étrangeté et autres essais (61-82). Paris: Gallimard.

Vinot, F. (2012). Métapsychologie de la barre de mesure. Oxymoron, 3. Recuperado de: http://revel.unice.fr/oxymoron/index.html?id=3328

Vives, J.-M. (2014). De l’improvisation maternelle. Inédito.


Resumen : 473 PDF : 425

Métricas de artículo

Cargando métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Copyright (c) 2017 Affectio Societatis

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Esta publicación hace parte del Sistema de Revistas de la Universidad de Antioquia
¿Quieres aprender a usar el Open Journal system? Ingresa al Curso virtual
Este sistema es administrado por el Programa Integración de Tecnologías a la Docencia
Universidad de Antioquia
Powered by Public Knowledge Project