DANTE ALIGHIERI E A VOZ FEMININA SOBREDETERMINADA: AGONISMO E FANTASMAGORIA

Pedro Carlos Louzada Fonseca, Norival Bottos Júnior

Resumen


A mulher é tema central para Dante, desde seus primeiros poemas líricos até a

Comédia. Nessa perspectiva temática, através do método comparativo e da análise

críticoteórica, este artigo examina a maneira pela qual o poeta se utiliza da

operação fantasmática do amor cortês para anular a voz feminina em Beatriz de

Vida nova e, posteriormente, como a dama florentina ressurge na Comédia dotada

de voz masculina do próprio Dante em constante processo de autoescuta. Nesse

aspecto mimético, o artigo pretende concluir pela observação de que a poética de

Dante apresenta traços de emancipação da estética medieval em direção ao

moderno.


Palabras clave


Voz feminina; Sobredeterminação; Fantasma; Agonismo; Dante Alighieri.

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DOI: https://doi.org/10.17533/udea.lyl.n76a09 Resumen : 57 PDF : 57

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